[RESENHA] Morte Súbita - J.K. Rowling


Olá minha galerinha vibe. Estou mais uma vez aqui para comentar uma das minhas últimas leituras que foi Morte Súbita de J.K. Rolling, mesma autora de Harry Potter. Esse livro começou bem devagar, com muitas informações e detalhes de diversos personagens que iam se identificando aos poucos. Mas, no decorrer da história, situações, revelações e promiscuidade vão se interligando e o contexto passa a ser interessante e imensuravelmente reflexivo.
💖💖💖

O livro começa com a morte súbita de Barry Fairbrother, um importante habitante e representante do concelho distrital do pequeno e tradicional vilarejo chamado Pagford. A notícia de sua morte corre por entre todos os habitantes, em uns causando imensa tristeza, pois Barry era considerado um homem muito bom e justo e em outros causando um sujo interesse pela vaga disponível no concelho e a satisfação de saber que seus interesses no concelho agora não seriam defendidos, como o não fechamento da clínica de reabilitação química para usuários de drogas que atendiam pessoas que viviam em um bairro próximo ao vilarejo.

No decorrer da leitura, muitos personagens vão surgindo e sendo apresentados na terceira pessoa. Cada um vem com uma situação conflitante ou problemática típica da sociedade ou mascaradas por tabus como incesto, violência doméstica, drogas, traição, tráfico, estupro, TOK, preconceito, desvio de caráter, corrupção, roubo, interceptação de mercadorias roubadas, bullying, cyber bullying, depressão, mutilação, dislexia etc. Devido a isso, é quase impossível gostar de muitos personagens, embora alguns como Crystal (aluna considerada problemática) e Kay (assistente social), fossem os únicos personagens de quem eu realmente gostei apesar de alguns pontos negativos de ambas.


Mesmo o livro tendo começado com a morte de Barry, ele é muito presente em toda história, como se em meio a toda aquela escuridão da sociedade, ele fosse a luz de esperança da humanidade. Com tantas problemáticas sociais expostas de uma maneira tão nua e crua, o livro remete a uma atmosfera muito sombria e incômoda, pois são questões tão enraizadas na sociedade de forma camuflada, que quando lembramos que ela existe de fato e está aqui, ao nosso redor, é revoltante. Morte Súbita é uma leitura bem cansativa, demorei muito tempo para concluir o livro, claro que existe outros motivos como cansaço emocional, desanimo pessoal, mas demorei muito a pegar o ritmo da leitura também, devido a descrição dos personagens, você acaba criando expectativa que algum ápice na trama vai acontecer e quando criei essa expectativa,  acabei desanimando quando não acontecia... então, são justificativas que admito que fazem a leitura não ser prazerosa ao ponto que queremos, mas o que faz a diferença é  a trama num todo e o final. 

O final do livro é o tapa na cara do leitor, é o grito dos excluídos que não costumamos ouvir. É o que faz toda a leitura valer a pena. Isso me fez perceber também que a autora é muito intensa em tudo que faz, seja qual for o estilo, ela coloca toda essência daquele gênero de uma forma surpreendente. Ou seja, em Harry Potter, ela coloca toda a fantasia e criatividade de uma forma sublime, criativa, doce, encantadora... enquanto em Morte Súbita, ela escancara a realidade, e de um mundo de magia e fantasia, ela consegue também transmitir um mundo real, cruel e doente. São dois lados da moeda que na minha opinião a autora soube administrar com maestria.

Em resumo, gostei do livro, apesar de cansativo como falei, foi uma leitura que valeu muito a pena, despertou inúmeras reflexões. Claro que é uma leitura mais indicada para pessoas que buscam esse tipo de leitura mais adulta, realista, reflexiva, talvez por ser uma autora tão conhecida por suas obras juvenis como Harry Potter, a maioria dos leitores tenham se decepcionado por buscarem inconscientemente esse traço ou perfil de Rowlling e com isso Morte Súbita tenha tido uma avaliação não tão boa diante de muitos. 

Então é importante que o leitor vá bem consciente dessa diferença e aproveite a leitura sem expectativa nenhuma. Bom é isso, espero que tenham gostado da minha resenha e aguardo a opinião de vocês, para quem não segue o blog, desde já sem bem vindos. Um fortíssimo abraço e uma ótima leitura.

💖💖💖

Título: Morte Súbita
Autor(a): Joanne Kathellen Rowlling 
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 501 
Ano de Publicação: 2012

Quando Barry FairBrother morre inesperadamente aos quarenta e poucos anos, a pequena cidade de Pagford fica em estado de choque.
A aparência idílica do vilarejo, com uma praça de paralelepípedos e uma antiga abadia, esconde uma guerra.
Ricos em guerra com os pobres, adolescentes em guerra com seus pais, esposas em guerra com os maridos, professores em guerra com os alunos. Pagford não é o que parece ser à primeira vista.
A vaga deixada por Barry no conselho da paróquia logo se torna o catalisador para a maior guerra já vivida pelo vilarejo. Quem triunfará em uma eleição repleta de paixão, ambivalência e revelações inesperadas? Com muito humor negro, instigante e constantemente surpreendente, "The Casual Vacancy" é o primeiro livro para adultos de J.K. Rowling.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário