[RESENHA] Pequenas Grandes Mentiras - Liane Moriarty

Foto de @historias.literarias

Olá galerinha do meu coração! Muito bom dia, tarde, noite ou madrugada. Hoje vou falar de um livro muito bom chamado Pequenas Grandes Mentiras de Liane Moriarty. É o primeiro livro que leio da autora e apesar de alguns pontinhos negativos, o livro é muito interessante e aborda alguns assuntos como violência contra mulher, traição e bullying. Sem falar de pequenos problemas do dia a dia que acabam tenho uma grande influência na sua vida, o que acredito vir daí o significado do título. Tudo isso dentro de situações até engraçadas e que tenho certeza que muitas pessoas iriam se identificar. 

💖💖💖

O livro tem como foco três protagonistas, Madalena, uma mulher muito bonita e mãe de três filhos, sendo a mais velha, Magnolia, fruto de seu primeiro casamento com Natan, por quem foi abandonada e traída. Atualmente os dois vivem na mesma cidade, mas com suas famílias já constituídas, o problema é que a filha dos dois, tem uma amizade muito forte com a atual esposa de Natan e isso acaba causando um forte e incomodo, conflito e raiva em Madalena que nunca perdoou o ex-marido. 

A segunda personagem dessa história é Celeste, uma mulher absurdamente bonita, que vive aparentemente uma vida “perfeita” ao lado do marido que parece um príncipe que saiu diretamente da Disney, mãe de dois meninos gêmeos de 5 anos, Celeste começa a enxergar no casamento coisas estranhas ou que ela não queria ver. Ela começa a enfrentar diversos questionamentos sobre seu casamento e novos acontecimentos começam a guia-la por um caminho muito intenso e reflexivo. 

A terceira protagonista é Jane, uma jovem mãe solteira de um menino de 5 anos. Jane tenta reconstruir uma nova vida nessa cidade e proporcionar uma vida tranquila para o filho, mas é nítido que a jovem carrega consigo uma dor ou trauma muito grande. As três se conhecem na escola de seus filhos, no primeiro dia de aula, justamente nesse dia um acontecimento com os filhos, causam uma serie de complicações para as três mulheres, mais especificamente para Jane, mas isso só acaba fortalecendo cada vez mais a amizade das três. O livro começa com depoimentos dos pais e funcionários dessa escola em que existe uma investigação para descobrir a causa de um acidente que vitimou um dos persogens principais alí, todos são suspeitos e a história começa justamente nesse ponto, em que todos são interrogados e a partir daí o livro vai se destrinchando e até sabermos quem morreu, o que aconteceu e o que está acontecendo? Bom, isso só o livro poderá nos contar e como essas mulheres irão ou não conseguir mudar suas situações. 

O livro realmente vem com muitos elementos, mas ele consegue se desenvolver bem. A princípio a história se torna muito confusa (vocês devem ter percebedo isso na minha resenha kkk), você fica tentando entender o que está acontecendo em relação a morte de um personagem que não é revelado a principio quem é, e o porque dos depoimentos que acontecem alternadamente e de forma muito confusa (já que os depoimentos parecem mais fofoca do que uma linha de investigação, o que acaba sendo até engraçado), pelo menos para mim. As situações do livro ou sequencias dos acontecimentos se alternam entre as três protagonistas e assim vamos conhecendo cada uma. Gostei muito da escrita da autora, ela conseguiu trabalhar as três personalidades muito bem e adaptar o problema de cada uma com particularidade. Consegui observar muitas características, mas, os gêneros mais frequentes que pude identificar é uma mistura de drama com pequenas doses de chick-lits. Você consegue embarcar nos temas pesados ali expostos, mas ao mesmo tempo você alivia essa tensão com cenas corriqueiras que acabam sendo engraçadas. O tempo todo você percebe esses dois gêneros caminhando lado a lado e isso é muito interessante. 

O único ponto negativo, que também posso associar ao meu estado de espirito pessoal, não sei ainda dizer, é que durante alguns capítulos a leitura se tornou muito arrastada. Demorei muito a entender as situações e isso me desnimou um pouco, com isso, a história não me prendeu de uma forma intensa ou como gostaria, mas não considero um livro ruim. Por mais que não tenha funcionado comigo totalmente, é um livro que indico e que vale muito a pena. 

Bom, espero que vocês tenham gostado. Gostaria muito de saber a opinião de vocês também. Obrigada pela visita. Bjos!!!

💖💖💖

Título: Pequenas Grandes Mentiras
Autor(a): Liane Moriarty
Editora: Íntrinseca
Páginas:
Ano de Publicação: 2017


Um assassinato, um trágico acidente ou apenas adultos se comportando como crianças? O fato é que alguém morreu.

Todos sabem, mas ainda não se elegeram os culpados. Enquanto o misterioso incidente se desdobra nas páginas de Pequenas grandes mentiras, acompanhamos a história de três mulheres, cada uma diante de sua encruzilhada particular. Madeline é forte e passional. Separada, precisa lidar com o fato de que o ex e a nova mulher, além de terem matriculado a filhinha no mesmo jardim de infância da caçula de Madeline, parecem estar conquistando sua filha mais velha. Celeste é dona de uma beleza estonteante. Com os filhos gêmeos entrando para a escola, ela e o marido bem-sucedido têm tudo para reinar entre os pais. Mas a realeza cobra seu preço, e ela não sabe se continua disposta a pagá-lo. Por fim, Jane, uma mãe solteira nova na cidade que guarda para si certas reservas com relação ao filho. Madeline e Celeste decidem fazer dela sua protegida, mas não têm ideia de como isso afetará a vida de todos. Reunindo na mesma cena ex-maridos e segundas esposas, mães e filhas, bullying e escândalos domésticos, o romance de Liane Moriarty explora com habilidade os perigos das meias verdades que todos contamos o tempo inteiro.

Best-seller do The New York Times na semana do lançamento, Pequenas grandes mentiras foi adaptado para a TV pela HBO e tem estreia prevista para fevereiro. Com 7 episódios, Big Little Lies conta com a produção de Reese Whitherspoon e Nicole Kidman que, com Shailene Woodley, também interpretam as protagonistas.

Best-seller do The New York Times, Pequenas grandes mentiras foi eleito um dos melhores livros de 2014 pela Amazon e pela Kirkus Reviews.

Liane Moriarty já vendeu mais de 80 mil exemplares no Brasil.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário