[Resenha] Caixa de Pássaros - Josh Malerman

Foto de @cailessales


Olá galera. Tudo bem com vocês? Espero que sim!!! Hoje vou trazer uma sugestão que acabou me surpreendendo muito. Primeiro porque foi minha primeira leitura do gênero suspense/terror. E segundo, porque não achei que realmente fosse sentir todo o medo e a aflição que sinto ao ver um filme do mesmo estilo. Não sei se foi preconceito ou realmente ignorância de ter um pré-julgamento sobre se um livro de terror tem o necessário para atingir com a mesma proporção de um filme, já que neste último existem os elementos visuais que fazem nosso coração querer desistir de bater e sair correndo como o “Velozes e furiosos”.

Mas apesar de ter uma carga pesada e cenas de puro medo e angústia, o livro acabou sendo ótimo para minha pessoa kkk. Foi uma leitura que me envolveu do princípio ao final. Uma trama muito bem traçada, personagens muito bem desenvolvidos e cativantes, em um mundo dominado pelo medo, desespero, morte, foi possível identificar a esperança, a força, a garra e você passa a ver a raça humana com o seu natural instinto de sobrevivência. E dentro do aspecto psicológico, a luta para não surtar foi também uma forma de sobrevivência que consegui absorver e que defini como algo do ser humano e isso foi muito positivo, porque você acaba saindo com uma outra referência ou reflexão sobre a vida.

Caixa de Pássaro conta a história de Malorie, uma jovem que vive em um mundo devastado e aterrorizado por alguma espécie de criatura que ninguém sabe definir como é e de onde veio, pois a pessoa que vê essa criatura acaba tendo um surto e além de provocar a própria morte — de maneiras bizarras, cruéis e inusitadas — a pessoa antes disso, acaba tirando a vida de quem estiver próximo, não importa o laço afetivo. Então todos acabam tendo que se trancar em suas casas, cobrindo as janelas e caso precisem sair, elas usam fendas ou tiras para tapar os olhos e não enxergarem essa possível criatura. Malorie começa nessa história tomando coragem e tentando arriscar sair da casa que viveu por 4 anos, com os filhos que tem a mesma idade, para um abrigo que poderá proporcionar algum tipo de segurança às crianças que desde então, nunca tinham visto nada fora da casa em que nasceram. Tudo isso começou a acontecer exatamente 4 anos atrás, quando Malorie descobre que está gravida e junto com sua irmã, Shannon, tentam de todas as formas sobreviver.

Após um acontecimento chocante, ela consegue encontrar um grupo de sobreviventes (Jules, Tom, Don, Felix, Cheryl, Olympia e o cachorro Vitor) que buscam de todas as formas sobreviver sem abrir os olhos. Quando precisam sair de casa para buscar água ou suprimentos, quem lidera esse grupo, plantando sempre um fio de esperança é Tom, que assim como todos os sobreviventes da casa carrega uma grande dor e uma grande perda desde que tudo isso começou.

A narrativa é intercalada entre o presente, em que Malorie e as crianças, um Garoto e uma Menina, que são chamados pela mãe dessa forma, embarcam nessa frustrante e perigosa viagem em busca de uma última esperança de sobrevivência. E há 4 anos atrás, quando ela encontra esse grupo que busca de todas as formas um vestígio de esperança diante de um novo mundo devastado pelo medo e tomado pelo cheiro da morte.

Caixa de Pássaro é um livro muito bem escrito, o autor John Malerman conseguiu incorporar e transmitir para o leitor todos os elementos que definem o suspense e o terror. Você chega a sentir o tempo todo a angústia e o desespero dos personagens. E a dúvida das pessoas ali e para o leitor também de tentar entender o que estava causando tudo aquilo, como e quando isso vai acabar e o que é possível fazer, é o que frustra mais e causa um certo pânico.

Estou muito satisfeita com o livro, pelo menos comigo, Caixa de Pássaro conseguiu cumprir seu objetivo, o único ponto que não gostei foi do final, que mesmo por um lado me dá um certo alivio, ao mesmo tempo me deixou um vácuo, uma interrogação que desculpe repetir novamente essa palavra, mas deixou “frustrada”. Mesmo assim o livro é ótimo, muito bom mesmo, surpreendente, indico de verdade e vou ficar torcendo para uma continuação.

Um fortíssimo abraço e tudo de bom para vocês!!!
Bjos.



♥♥♥



Título: Caixa de Pássaros
Autor(a):  Josh Malerman
Editora: Editora Intrínseca
Páginas: 272
Ano de Publicação: 2014


Caixa de Pássaros - Romance de estreia de Josh Malerman, Caixa de pássaros é um thriller psicológico tenso e aterrorizante, que explora a essência do medo. Uma história que vai deixar o leitor completamente sem fôlego mesmo depois de terminar de ler. Basta uma olhadela para desencadear um impulso violento e incontrolável que acabará em suicídio. Ninguém é imune e ninguém sabe o que provoca essa reação nas pessoas. Cinco anos depois de o surto ter começado, restaram poucos sobreviventes, entre eles Malorie e dois filhos pequenos. Ela sonha em fugir para um local onde a família possa ficar em segurança, mas a viagem que tem pela frente é assustadora: uma decisão errada e eles morrerão.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário