Referências Literárias nas Novelas





Não é de hoje que vemos obras literárias se tornarem trama de novelas das séries ou miniséries. Diversos autores(as) se inspiraram em obras consagradas, lendas e contos para desenvolverem um trabalho cultural e ao mesmo tempo "inovador" já que aproveitando a criatividade do autor de determinada obra, alguns tentam incrementar ou fazer ressurgir o sucesso de anos atrás. A lista é enorme, mas vou citar apenas alguns que achei interessante para compartilhar com vocês. Pedi ajuda de uma professora maravilhosa que amo muito e pela qual tenho muita admiração - Socorro Almeida.



Orgulho é Preconceito = Orgulho e Paixão

Gostaria de começar com uma novidade que está abalando as estruturas: a nova novela das 6 da rede globo, Orgulho e Paixão, baseadas nas obras de Jane Austen. Não posso garantir que a novela vai atingir as expectativas dos fãs da autora, porque nem entrou no ar ainda. Mas ela está prometendo e vamos ver a opinião do público.


Sem título



Tarzan, O Filho das Selvas (1912), O Livro da Selva (1894) = Uga Uga


A novela Uga Uga foi ao ar em 8 de maio de 2000, e ainda lembro de muitas cenas da novela kkkk. Não sou tão velha assim, mas é nitido que logo de cara vemos uma referência com a história de Tarzan, o filho das selvas. Na verdade, a inspiração inicial do autor foi numa noticia de um jornal em Belém do Pará, na qual um posseiro queria a ajuda das autoridades para encontrar seu filho. No passado, ele havia se envolvido em uma disputa de terras com uma tribo de índios que incendiaram seu sítio e dizimaram parte da sua família. Ele escapara com dois filhos mais velhos, mas seu filho menor fora levado pelos índios. E depois disso ele se dedicou a localizar um menino branco que havia sido visto em uma tribo (Para mais informações clique aqui), entre outras referências ele também teve como base O Livro da Selva (1894), de Rudyard Kipling.


Sem título2


A Casa das Sete Mulheres = A Casa das Sete Mulheres

Eu fiquei surpresa em saber que minha minisserie favorita na época, teve como referência um livro... Se eu soubesse, já teria comprado esse livro há muito tempo.... kkkk. A minissérie da Rede Globo foi exibida entre 7 de janeiro e 8 de abril de 2003. Estou particupalmente encantada porque na época (adolescente) eu e minhas amigas (Caline e Cailes) eramos umas das 7 mulheres kkk, que adolescente não fazia isso? kkk. Era muito divertido! O livro A casa da sete mulheres da autora gaúcha Letícia Wierzchowski, foi lançado em abril de 2002.


Sem título3


Senhora, Lucíola e Diva = Essas Mulheres

A rede Record não quis perder tempo e juntou logo três obras maravilhosas de José de Alencar e claro que eu era uma das personagens também kkkk . Não lembro muito da novela por completo, mas lembro que gostava. A telenovela foi exibida entre 2 de maio e 21 de outubro de 2005. O livro Senhora (1976), Diva (1864) e Lucíola (1862).


Sem título4


A Nova Califórnia, Clara dos Anjos, Recordações do escrivão Isaías Caminha, O triste fim de Policarpo Quaresma, = Fera Ferida

A novela Fera Ferida não era do meu tempo, mas também teve um bocado de referências literárias, como de Lima Barreto: O triste fim de Policarpo Quaresma (1915), Clara dos Anjos (1948), Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá (1919), Recordações do Escrivão Isaías Caminha (1909) e os contos A Nova Califórnia (1979) e O Homem que Sabia Javanês (1911). Então, inspiração foi o que não faltou, como eu disse essa novela não era do meu tempo porque eu era bem pequena, acho que uns 5 anos, Fera Ferida foi exibida em 15 de novembro de 1993.


Sem título5


Dois irmãos = Dois irmãos


A minisserie Dois irmãos, foi exibida de 9 a 20 de janeiro de 2017 e foi um verdadeiro sucesso, segundo o ciclo de pessoas que convive comigo, porque eu não cheguei a assistir kkk. O livro é uma obra brasileira, escrita por Milton Hatum e que ganhou o prêmio Jabuti (eu mudaria esse nome, mas tudo bem rs) em 2001, só lembrando que o livro foi lançado em 2000. Portanto, eis o livro/minisserie que deu o que falar.


Sem título6


A Megera Domada = O Cravo e a Rosa

A novela O Cravo e a Rosa, que estreou em 26 de junho de 2000, foi uma das minhas novelas queridinhas da vida. Eu morria de rir com as desventuras e trapalhadas dos personagens, principalmente, é claro, do casal Catarina e Julião Petruchio. E me senti extremamente ignorante ao saber que essa história vem de William Shakespeare, em A Megera Domada (1888). Fiquei surpresa MESMO. Eis aí mais uma referência e que deu muito certo.


Sem título7



Rei Arthur = Pé na Jaca

Outra novela que lembro ter gostado muito, ri bastante, mas que não me recordo de muitas coisas kkkk. Pé na Jaca foi exibida em 20 de novembro de 2006 e uma referência fortíssima que lembro é justamente as passagens do livro o Rei Arthur de Howard Pyle. Mas, o livro eu lembro direitinho, é claro, foi um dos primeiros livros que li na vida e que me dispertou para o gosto pela leitura.

Sem título8



O Conde de Monte Cristo = Cordel Encantado

A novela Cordel Encantado exibida em 11 de abril de 2011 foi um festival de cultura e tradições, contos, obras, lendas, cordeis. Toda essa mistura acabou sendo muito boa, na minha opinião, porque além do resgate a valorização do cordel e da cultura nordestina, houve um show de cultura em apresentação de referências literárias, como: O homem da máscara de ferro (2002), O fantasma da Ópera (1910), O conde de Monte Cristo (1884), Robin Hood, Grande Sertão: Veredas (1956), Bela Adormecida, Joana D'Ark e se houver outra referência, não sei dizer ou lembrar, mas para mim, a novela deu muito certo e eu ADOREI!!!



Sem título10



O Conde de Monte Cristo = O outro lado do paraíso

E para encerrar com chave de ouro, se não o post vai ficar gigantesco, temos a novela que está ganhando o Brasil, O outro lado do paraíso, com temas atualíssimos e ao mesmo tempo com uma referência literária fortissima - O Conde de Monte Cristo (1884). Quem leu o livro vai rapidamente associar a história da nossa heróina Clara com a obra. Então, indico para vocês e espero que tenham gostado dessa postagem.


Sem título9


Bjos e até!!!
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário